terça-feira, 29 de junho de 2010

Respiração Pulmonar e Celular






Respiração Pulmonar

A respiração pulmonar é um nome impróprio utilizado por alguns profissionais da saúde para descrever o processo orgânico que deve ser chamado de ventilação pulmonar. Antes de definir a ventilação pulmonar vejamos o significado de ventilação. Ventilação (do latim ventilare; aerar): fazer o ar circular num local, ou seja, renovar o ar de um ambiente de maneira natural ou provocada através da instalação de um aparelho que permita ventilar o local. Por exemplo, a ventilação de um quarto pode ser natural ao abrir à janela ou mecânica ao instalar um ventilador mecânico no quarto. Ventilação pulmonar: trata-se da renovação do ar pulmonar, o que inclui a renovação do ar da via condutora de ar e a renovação do ar do espaço alveolar. No organismo humano, a ventilação pulmonar envolvem eventos (neuro - muscular - torácico - pulmonar) que interagem entre si e com evento físico formado por gases inspirado e expirados, sendo que a ventilação pulmonar pode ser natural ou assistida. A ventilação pulmonar natural acontece em ar ambiente inspirado através das narinas e/ou boca, e decorre sem a participação de qualquer dispositivo. A ventilação pulmonar assistida ocorre com fluxo adicional de oxigênio através da utilização de um dispositivo que auxilia a ventilação pulmonar.



A complexidade dos pulmões aumenta conforme a independência de água no ciclo de vida do animal aumenta. Nos mamíferos, os pulmões são grandes e ramificados internamente e formam pequenas bolsas: os alvéolos.
Entretanto, nas aves, os pulmões são pequenos, compactos, não-alvelares e deles partem os sacos aéreos. Os sacos aéreos atingem todas as regiões importantes do corpo, havendo inclusive vias que partem desses sacos e penetram no esqueleto (ossos pneumáticos).






Respiração celular




A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas. Nesse processo, verifica-se a oxidação de compostos orgânicos de alto teor energético, como proteínas e lípidos, para que possam ocorrer as diversas formas de trabalho celular. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria em paralelo com o sistema golgiense.



Ela pode ser de dois tipos, respiração anaeróbica (sem utilização de oxigênio também chamada de fermentação) e respiração aeróbica (com utilização de oxigênio).



Nos organismos aeróbicos, a equação é simplificada da respiração celular pode ser assim representada:
C6H12O6 + 6 O2 -> 6 CO2 + 6 H2O + energia (ATP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário